Resumo Informativo Capítulo: I
NOGUEIRA, Maria Alice.Bourdieu e a Educação 2 ed.Belo Horizonte: autentica, 2006, PP. 23-31
O presente trabalho discute por meio de uma pesquisa teórica e bibliográfica a obra de Bourdieu. Este capitulo do livro tem por objetivo expor o conceito de habitus, as distorções e reducionismo associados as formas subjetivista e objetivista do conhecimento. Para tanto os autores, Maria Alice Nogueira e Cláudio Martins Nogueira, de "Bourdieu e a Educação" se subsidiam da Pesquisa Teórica e Bibliográfica. A pesquisa se fundamenta no enfoque critico, com abordagem qualitativa. Segundo os autores a pesquisa revelou que o habitus seria, o elemento central do subjetivismo e do objetivismo. Sendo assim, o subjetivismo seria superado na medida em que as praticas do sujeito, suas atitudes e comportamentos deixam de ser compreendidos como algo definido autônomo, e passam a ser interpretadas como algo produzido segundo um conjunto mais ou meno estável e diferenciado conforme a posição social de origem do individuo. Por outro lado, o objetivismo seria superado porque as estruturas sociais deixariam de ser vistas como produzindo comportamento de uma forma mecânica.
Palavras-Chaves: Subjetivismo. Objetivismo. Habitus
Palavras-Chaves: Subjetivismo. Objetivismo. Habitus
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