quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TRABALHO PRATICA NA DIMENSÃO POLITICO - SOCIAL (RESUMO)

Resumo Informativo Capítulo:III
NOGUEIRA, Maria Alice.Bourdieu e a Educação 2 ed. Belo Horizonte: autentica, 2006, PP.59-82

O presente trabalho discute por meio de uma pesquisa teórica e bibliográfica a obra de Bourdieu. Este capitulo do livro tem por objetivo expor as reflexões e analises de Bourdieu sobre uma bagagem socialmente herdada que cada individuo possui segundo sua origem familiar, social e suas repercussões no plano das atitudes  e comportamentos escolares. Para tanto os autores, Maria Alice Nogueira e Cláudio Martins Nogueira, de "Bourdieu e a Educação" se subsidiam da Pesquisa Teórica e Bibliográfica. A pesquisa se fundamenta no enfoque critico, com abordagem qualitativa. Segundo os autores a pesquisa revelou que as frações dominadas (mais ricas em capital cultural) com as dominantes (mais ricas em capital econômico). As primeiras seriam propensas a um investimento escolar mais intenso, visando o acesso ás carreiras mais longas e prestigiosas do sistema de ensino. Já essas ultimas tenderiam a buscar na escola, principalmente, uma certificação que legitimaria o acesso ás posições de comando já garantidas pela posse de capital econômico.

Palavras-Chaves: Cultura geral. Herança familiar desigual. Casualidade do provável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário