quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TRABALHO PRATICA NA DIMENSÃO POLITICO-SOCIAL


Resumo Informativo Capítulo:IV
NOGUEIRA, Maria Alice.Bourdieu e a Educação 2 ed. Belo Horizonte: autentica, 2006, PP.83-101

O presente trabalho discute por meio de uma pesquisa teórica e        bibliográfica a obra de Bourdieu. Este capitulo do livro, tem por objetivo expor as teses defendidas por Bourdieu concernentes a função social dos sistemas de ensino, ao funcionamento social da instituição escolar e a seu papel na reprodução das desigualdades sociais. Para tanto, os autores Maria Alice Nogueira e Cláudio Martins Nogueira, de "Bourdieu e a Educação" se subsidiam da Pesquisa Teórica e Bibliográfica. A pesquisa se fundamenta no enfoque critico, com abordagem qualitativa. Segundo os autores a pesquisa revelou que a solução para a logica (perversa) da acumulação do privilegio cultural por meio da escola, que faz com que o capital cultural permaneça sempre nas mãos daqueles que já o detêm desde a primeira infância é a ideia de  uma "pedagogia racional".

Palavras-chaves: Escola. Desigualdades Sociais. Violência Simbólica.

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